Primatas passaram a viver em sociedade da noite para o dia

Mudança da vida solitária para grupos maiores foi rápida. 
Troca dos hábitos noturnos pelos diurnos motivou agrupamentos.

Os primatas deixaram de viver sozinhos para viver em grandes grupos de uma hora para a outra, segundo um estudo sobre evolução publicado nesta semana na revista “Nature”.

Segundo o estudo, essa evolução dos primatas em direção à sociabilidade aconteceu ao mesmo tempo em que estes animais deixaram de ter uma vida noturna para adotar uma vida diurna. Isso pode ajudar a entender melhor o comportamento social dos primeiros seres humanos.

O salto social foi uma adaptação à natureza. À noite, é preciso ser silencioso para não chamar a atenção dos predadores. Durante o dia, a melhor maneira de se proteger é andar em bandos, em demonstração de força.

Grupo de macacos-caranguejeiros, espécie de primatas que vive em grupos (Foto: Roy Fontaine)Grupo de macacos-caranguejeiros, espécie de primatas que vive em grupos (Foto: Roy Fontaine)

Sob responsabilidade de Susanne Shultz, do Instituto de Antropologia Cognitiva e Evolutiva da Universidade de Oxford, no Reino Unido, a pesquisa estudou a história e as relações destes antropoides para entender como seu comportamento evoluiu ao longo dos anos. Em declarações à Agência Efe, Shultz afirmou que a sociabilidade dos primatas é o que diferencia esses seres da maioria das outras espécies e é provável que este fato tenha sido um “trampolim” para a criação de sociedades mais complexas.

Segundo a especialista, o comportamento que podemos observar nas espécies atuais é muito influenciado pelo de seus antepassados. A pesquisadora explicou que sua análise contou com informações de mais de 200 espécies de todo o mundo, reconstruindo o comportamento dos primatas ancestrais durante um período de 70 mil anos.

Os resultados contrariam as teorias anteriores, que diziam que a evolução social até grupos maiores teria sido gradual.

Portal G1

10/11/2011

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/11/primatas-passaram-viver-em-sociedade-da-noite-para-o-dia.html

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s