Para crianças até 6 meses as vozes dos pais ou as de um macaco são iguais

 

Ao atingir essa idade, porém, as crianças passam a se conectar apenas com a fala

 

Vilhena Soares
21/09/2013 - http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2013/09/21/interna_ciencia_saude,389330/para-criancas-ate-6-meses-as-vozes-dos-pais-ou-as-de-um-macaco-sao-iguais.shtml
Lêmures, nativos da Ilha de Madagascar: sons emitido por eles ajudou bebês de 3 meses a formar categorias (David Haring/Divulgação)  
Lêmures, nativos da Ilha de Madagascar: sons emitido por eles ajudou bebês de 3 meses a formar categorias

Quando o ser humano começa a identificar a voz humana como um som especial, que merece mais atenção do que os emitidos por outros animais? Desde os primeiros meses de vida, mostra um estudo coordenado pela Escola Internacional Superior de Estudos Avançados (Sissa, na sigla em italiano), em Trieste. Antes dos 6 meses, no entanto, as vocalizações dos pais e as de um macaco podem surtir o mesmo efeito, aponta a pesquisa, que traz novas pistas sobre como a linguagem e o pensamento se articulam.

Em experimentos anteriores, os pesquisadores tinham percebido que a voz humana é fundamental para ajudar bebês a formar categorias — por exemplo, depois de ver algumas fotos de peixe, a criança se torna capaz de olhar uma nova imagem de peixe e relacioná-la com esse grupo específico de animais. Para comprovar o papel da voz humana na aquisição dessa habilidade, os cientistas mostraram fotos de dinossauros para dois grupos de nenéns. Para o primeiro, as gravuras eram expostas ao mesmo tempo em que uma gravação com vozes humanas era tocada. Para o outro, era tocado apenas um som contínuo artificial.

Notou-se, então, que apenas as crianças que tinham escutado as vozes eram capazes, depois, de ver novas fotos de dinossauros e relacioná-las com os bichos que tinham conhecido antes. Como elas não tinham ainda idade para falar, os especialistas usaram uma técnica que mede o tempo que o pequeno fica admirando a imagem para dizer se ele já está familiarizado com ela.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s