Brasil não foi projetado para ser democrático

one_eyeland_white_trash_by_sandro_miller_48850

Leandro Marshall

  1. Tem tanta gente reclamando de tanta coisa que o melhor a fazer nestas horas é abrir um livro de história.
  2. Reler o passado é o melhor que se pode fazer para a gente saber por que a merda do Brasil tá do tamanho que tá.
  3. O Brasil é fruto de uma ação entre amigos, feita há mais de 500 anos, entre os bossais de Portugal e os bossais da Espanha.
  4. Portugal e Espanha dividiram o monte de mato e o monte de água que existia a leste do meridiano localizado a 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão.
  5. Os dois países eram a elite econômica, política e militar da época e, por isso, mandavam no planeta.
  6. A divisão do planeta sempre foi fruto de um acordo de cavalheiros da elite, apesar do povo pensar que a constituição, o direito a voto e a fila preferencial no supermercado valem alguma coisa.
  7. A história do Brasil é a história da partilha e do patrimônio por meia dúzia de pessoas, isto é, da Elite.
  8. O Brasil é uma nação oligárquica que não foi planejada para ser democrática.
  9. Veja-se que, em 1492, a elite bélica do mundo repartiu a América, em dois pedaços; que em 1534, elite azul dividiu o Brasil em 15 pedaços, para 12 amigos; que de 1549 a 1572, a elite oligárquica entregou a colônia para três CEOs, Tomé de Souza, Duarte da Costa e Mem de Sá: que em 1572, a elite portuguesa dividiu Brasil em dois pedaços, para que Luis de Brito governasse o Norte e para que Antônio Salema governasse o Sul; que em 1822, a elite azul, liderada por Pedro de Bragança, decidiu manter o Brasil como satélite de Portugal (dizendo ao povo que ele era livre); que, em 1889, a elite Militar garantiu a sua perpetuação no poder; que de 1930 a 1954, a elite militar governou o Brasil por meio da ditadura; e que de 1964 a 1984, a elite militar voltasseagovernar o Brasil de maneira ditatorial etc…
  10. O Brasil não foi projetado para ser democrático. O Brasil sempre foi uma partida de pôquer entre os membros da oligarquia.
  11. O fato é que nunca houve um projeto de democracia no Brasil.
  12. A Elite disse que o povo não deveria ter informação. A imprensa só foi instalada no Brasil em 1822 (num dos últimos países do mundo), quando D. João V chegou ao Brasil fugindo de Napoleão.
  13. A Elite disse que o povo não deveria ter liberdade. A abolição da escravatura no Brasil foi uma das últimas a ser feita no mundo (1888).
  14. A Elite disse que o povo não deveria ter educação. Os filhos da oligarquia eram mandados para estudar no exterior. As universidades públicas eram destinadas para os filhos abastados da elite.
  15. A Elite disse que o povo não deveria votar. Até 1932, as eleições previam apenas o voto aberto no Brasil.
  16. A Elite disse que o povo não deveria ter acesso aos meios de comunicação. Um equipamento telefônico custava até os anos de 1980 o preço de um carro. Apenas meia dúzia de pessoas tinha telefone no Brasil.
  17. A Elite disse que o povo não deveria ter esclarecimento. A estrutura das telecomunicações prevê acesso livre ao lixo da televisão aberta no Brasil. A elite tem acesso à TV paga, a teatros, a livros …
  18. A Elite disse que o povo não deveria andar de avião. A oligarquia podia andar de Varig, Panair e Vasp. O povo deveria andar de jegue, de pau de arara ou a pé.
  19. A Elite disse que o povo não deveria ter automóveis. As cidades foram projetadas para ter poucos carros. O automóvel era um bem de luxo feito apenas para os ricos. As avenidas foram projetadas atender poucos carros e, por isso, sempre foram estreitas.
  20. A Elite disse que o povo não deveria assistir Copa e Olimpíadas. Os eventos são organizados pela Elite esportiva do mundo (a FIFA) e destinados à elite econômica do planeta que, há cada quatro anos, paga fortunas para assistir seus ídolos em jogos em algum ponto diferente do planeta.
  21. O povo? Só o povo pode trocar a oligarquia pela democracia. 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s